top of page

MAIS DE 80 AVES QUE IAM SER TRAFICADAS SÃO ENCONTRADOS DENTRO DE CARRO EM CAIXAS DE PAPELÃO

  • Foto do escritor: MAGAL LOPES
    MAGAL LOPES
  • 4 de out. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

Pelo menos 85 aves silvestres foram encontradas dentro de caixas de papelão em um carro em Goiânia, de acordo com a Polícia Militar. Segundo os policiais, a suspeita é de que os animais seriam traficados para São Paulo. As aves foram apreendidas e resgatadas pelos agentes. O motorista do carro, um homem de 37 anos, foi preso em flagrante.


De acordo com a polícia, foram encontradas 35 araras e 50 papagaios. Um vídeo mostra as caixas cheias de aves no porta-malas.


“Recebemos uma denúncia anônima de que um veículo estaria passando pela BR-153 em direção à São Paulo e que nesse veículo estariam várias aves que possivelmente seriam vendidas”, explicou o sargento Clayton à TV Anhanguera.


A apreensão aconteceu na terça-feira (1º). O g1 não conseguiu localizar a defesa do suspeito até a última atualização desta reportagem.


Após a apreensão, as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O g1 entrou em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para saber como os animais estão, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.


TRÁFICO DE ANIMAIS


Ao g1, o biólogo Edson Abrão explicou que aves como as araras e os papagaios encontrados sofrem com a destruição de seus habitats devido a queimadas e, também, com o tráfico de animais silvestres.


Conforme o biólogo, o tráfico de animais silvestres afeta a biodiversidade como um todo, pois coloca em risco a reprodução dos animais. "As pessoas traficam esses animais e os enviam tanto para o Brasil quanto para o exterior de forma clandestina, vendendo-os. As pessoas compram esses animais para terem em casa, porque acham bonito", afirmou.


"Eles vão entrar em extinção caso não haja algo que consiga barrar o tráfico de animais, a matança desses animais e a destruição de seu habitat", disse o especialista.


Fonte: G1

 
 
 

Comentários


Imagem do WhatsApp de 2023-09-28 à(s) 16.15.10_74ea361d.jpg
bottom of page