top of page

Mais de 4 mil crianças participam de ações educativas e recreativas

  • Foto do escritor: MAGAL LOPES
    MAGAL LOPES
  • 10 de out.
  • 2 min de leitura
ree

A Rumo Logística, maior operadora de ferrovias do país, realiza em Mato Grosso uma série de ações especiais para marcar o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. As atividades ocorrem em municípios onde a empresa já opera, como Rondonópolis, e em localidades que recebem obras da Ferrovia de Mato Grosso. Ao todo, a expectativa é atender mais de quatro mil crianças em toda a programação.


As ações começaram em 30 de setembro e terminam no próximo sábado, véspera do Dia das Crianças. As equipes da Rumo passaram por Primavera do Leste, Poxoréu, Rondonópolis e Dom Aquino. O encerramento será em Juscimeira, neste sábado (11), das 16h às 19h, no Estádio Municipal. Este último evento será realizado em parceria com a Prefeitura de Juscimeira.


Segundo Diego Lopes, coordenador de Ações Sociais da Rumo, as comemorações fazem parte da proposta de aproximar os assuntos da ferrovia das comunidades, utilizando uma linguagem acessível às crianças que moram nos municípios que fazem parte da realidade da empresa. As atividades envolvem identificação, brincadeiras sobre a ferrovia, sinalização e segurança. Ao final de cada evento, são distribuídos brindes, como capacetes e crachás; assim, cada criança passa a ser uma "Guardiã da Ferrovia".


"Para o Guardião da Ferrovia, definimos pontos estratégicos, como ações realizadas em escolas, bairros e vilas das cidades escolhidas. Tudo foi planejado de forma cuidadosa, em quase todos os municípios por onde a ferrovia está passando durante as obras em andamento", comenta o coordenador.


Diego Lopes destaca que as atividades ajudam as crianças a entender a importância da ferrovia, com brincadeiras temáticas e orientações de segurança. A ideia é que se divirtam, mas também se vejam como os futuros guardiões da ferrovia.


"Elas ficam superfelizes com as brincadeiras e com o conhecimento, porque é uma grande novidade saber que o trem vai passar. Estão aceitando muito bem nossas ações e aprendendo um pouco mais sobre como tudo funciona. Estamos muito satisfeitos com a participação e o engajamento das crianças nas ações realizadas até agora em Mato Grosso", pontua Diego Lopes.


O representante da Rumo explica ainda que uma das mensagens principais é que, diferente do que ocorre normalmente no trânsito de ruas com veículos, na ferrovia o trem sempre tem preferência, por questões de segurança. Ele ressalta que uma locomotiva não consegue parar de imediato por ser muito pesada e rápida e, por isso, os freios precisam ser acionados com antecedência. Essa informação chama a atenção das crianças e reforça a importância da segurança ferroviária, ponto sempre enfatizado nas ações educativas.


"Esperamos criar e manter essa boa relação durante as obras e depois, com as operações da ferrovia. É uma forma de estarmos perto para que as pessoas entendam melhor o nosso negócio, o que fazemos e o impacto positivo que a Rumo traz para Mato Grosso e para todo o Brasil", acrescenta Diego Lopes.


FONTE:ESTADÃO MT

GIRO DE NOTICIA

 
 
 

Comentários


Imagem do WhatsApp de 2023-09-28 à(s) 16.15.10_74ea361d.jpg
bottom of page