GRUPO QUE INVADIA CONTAS NO INSTAGRAM PARA APLICAR GOLPES É ALVO DE OPERAÇÃO DO MPGO
- MAGAL LOPES
- 14 de out.
- 2 min de leitura

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do CyberGaeco, com o apoio do CyberGaeco do Ministério Público do Estado de São Paulo, deflagrou nesta terça-feira, 14, a Operação Logout, que visa desarticular grupo responsável por invadir contas no Instagram e, se passando pelos donos destes perfis, divulgar investimentos falsos para atrair pessoas e aplicar golpes. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão, todos no estado de São Paulo.
Conforme apurado, os criminosos invadiam as contas de redes sociais de usuários e rapidamente modificavam senha e dados de recuperação, como e-mail cadastrado e número de telefone. De posse dos perfis, publicavam conteúdos como se fossem os verdadeiros titulares da conta, utilizando a confiança e reputação das vítimas para divulgar falsos investimentos com promessas de altos lucros. A estratégia visava enganar amigos e contatos próximos, que, acreditando se tratar de recomendação legítima, caíam em golpes.
As investigações continuam e suspeita-se que os alvos estejam envolvidos em pelo menos 50 invasões de contas distintas.
A ação contou com a participação de 60 servidoras e servidores públicos, entre policiais militares, servidoras(es) do MPGO e do MPSP e promotoras e promotores de Justiça.
CyberGaeco orienta para redobrar cuidados nas redes sociais
O CyberGaeco do MPGO orienta para que as pessoas redobrem o cuidado nas redes sociais, seguindo as dicas abaixo:
Desconfie de promessas de retorno financeiro milagrosos;
Não é porque uma informação vem de um contato conhecido que ela é confiável, pois a conta desta pessoa pode ter sido invadida por criminosos;
Tenha senha forte e única para cada rede social importante;
Habilite o duplo fator de autenticação em suas redes sociais, notadamente com o uso de aplicativo autenticador.
Fonte:JORNAL OPÇÃO
GIRO DE NOTICIA










%2016_15_10_74ea361d.jpg)
Comentários