Família acusada de manter canil clandestino com mais de 70 cães é liberada após pagar fiança
- MAGAL LOPES
- 18 de set.
- 1 min de leitura

A família responsável por um canil clandestino onde mais de 70 cachorros de raça foram resgatados em condições de maus-tratos foi liberada nesta quarta-feira (17), em Cuiabá, após pagar fiança.
Foram detidos a dona da casa, seus três filhos — dois homens de 24 e 38 anos e uma mulher de 24 anos — e o genro, de 29 anos. A identidade dos envolvidos e o valor da fiança não foram divulgados.
De acordo com a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), os animais foram encontrados em ambientes sujos e insalubres, incluindo raças como Shih-Tzu, Spitz Alemão e Pinscher. Também havia hamsters, galinhas e roedores em situação de maus-tratos.
A médica veterinária da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), Morgana Thereza Ens, relatou que foram encontrados animais mortos, alguns em estado de canibalismo, além de fezes espalhadas, acúmulo de lixo e comida estragada. Medicamentos e vacinas vencidas também foram apreendidos pela Vigilância Sanitária.
A investigação começou após denúncias recebidas pela BEA e pela Secretaria de Ordem Pública (SORP). Conforme a secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, o local não tinha alvará sanitário, nem registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária. O espaço ainda funcionava em desacordo com a descrição registrada, que constava como “Comércio Varejista Hortifrutigranjeiro”, e com endereço divergente.
Segundo a polícia, um dos familiares já havia sido preso há um ano pelo mesmo crime.
Após o resgate, os animais passaram por triagem e atendimentos emergenciais em uma clínica veterinária. Parte deles foi encaminhada ao canil municipal e ficará disponível para adoção responsável quando tiver condições adequadas. O espaço permanece interditado até nova decisão das autoridades.
FONTE:ESTADÃO MT
GIRO DE NOTÍCIA










%2016_15_10_74ea361d.jpg)
Comentários