Cirurgia dente-no-olho: entenda procedimento que faz pessoas cegas recuperarem a visão
- MAGAL LOPES
- 16 de set.
- 2 min de leitura

O canadense Brent Chapman, de 34 anos, viralizou após recuperar a visão a partir de uma técnica que pode parecer bastante inusitada: o implante de um dente no olho.
Popularmente chamada de cirurgia dente-no-olho, a ceratoprótese osteo-odonto ou osteo-odonto-queratoprótese é um tratamento capaz de restaurar a visão em pacientes com cegueira corneana grave. Ele é indicado em casos em que os transplantes de córnea tradicionais não são viáveis.
Uma lente de plástico é inserida no dente extraído do paciente, que é então cirurgicamente fixado ao olho.
"O implante precisa ser preparado meses antes e somente depois é colocado no olho. Após a implantação no olho, a visão gradualmente vai melhorando conforme a redução do processo inflamatório pós-cirúrgico e o avanço da cicatrização", detalha Ione Alexim, médica oftalmologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do Hospital Beneficência Portuguesa.
O procedimento pode parecer inusitado, mas, segundo especialistas, proporciona uma estrutura muito duradoura para a lente, com menor probabilidade de rejeição pelo sistema imunológico.
Chapman contou ao site americano Today.com que duvidou que o método fosse funcionar, mas o resultado foi extremamente positivo. Ele voltou a enxergar após mais de 20 anos sem visão.
"Parecia um pouco ficção científica. Eu pensei: É muita loucura", disse Brent, em entrevista.
O oftalmologista e professor do Departamento de Ciências Visuais da University of British Columbia, que foi responsável pela cirurgia, comenta que a técnica é delicada, mas se mostrou muito eficiente.
"Embora desejássemos uma opção menos invasiva para essa categoria de pacientes, nada se apresentou com a mesma durabilidade a longo prazo e resultados visuais que esse procedimento", afirma Moloney, em comunicado.
Mesmo com relatos de recuperação da visão, como o caso de Chapman, o procedimento não é utilizado até o momento no Brasil.
FONTE:ESTADÃO MT
GIRO DE NOTÍCIA










%2016_15_10_74ea361d.jpg)
Comentários