Abilio afirma que briga entre parlamentares é comum no mundo todo
- MAGAL LOPES
- 12 de out.
- 2 min de leitura

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que brigas entre parlamentares são situações comuns em casas legislativas de todo o mundo. A declaração foi dada na tarde desta quinta-feira, 9 de outubro, ao comentar a confusão entre os vereadores Chico 2000 (PL) e Tenente-Coronel Dias (Cidadania) na Câmara Municipal. Durante a discussão, Chico chegou a chamar o colega para brigar fora do plenário.
“Primeiro, eu acho que o Parlamento é isso mesmo, essas confusões e tudo mais. Todo parlamento é assim. O inglês é assim, o francês é assim, o brasileiro, a Câmara, o Congresso é assim. O parlamento é divergência de ideias e, em determinado momento, as pessoas perdem um pouco a paciência e mudam sua postura”, afirmou o prefeito.
Apesar do episódio, Abilio ponderou que esse tipo de situação não compromete a credibilidade do Legislativo, por se tratar de uma conduta momentânea.
“Mas isso não valida nem invalida a postura da pessoa dentro do parlamento. Eu acho que é uma conduta temporária e acredito que vale sempre revisitar as próprias atitudes para tentar melhorar”, completou.
SOBRE O CASO
A troca de farpas entre Chico 2000 e Tenente-Coronel Dias, registrada na última terça-feira (7), na Câmara de Cuiabá, terminou com provocações e ameaça de confronto fora do plenário. Não há informações sobre o que teria motivado a discussão.
Após o episódio, Dias protocolou um requerimento pedindo a abertura de um processo ético contra Chico, por quebra de decoro parlamentar. O documento afirma que o vereador proferiu ofensas, ameaças e gestos agressivos contra o colega, em atitude “incompatível com a dignidade do cargo e atentatória ao decoro parlamentar”. A confusão foi gravada em vídeo e amplamente repercutida na imprensa e nas redes sociais.
FONTE:ESTADÃO MT
GIRO DE NOTICIA










%2016_15_10_74ea361d.jpg)
Comentários