O mês de março será mais quente que o de fevereiro em Goiás, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é que os termômetros cheguem a 35ºC, temperatura acima da média estadual, que é de 31ºC.
A chefe do Inmet Goiás, Elizabeth Alves Ferreira, explica que as chuvas devem retornar na segunda quinzena de março. Porém, de maneira irregular, ou seja, em algumas regiões do estado há mais chance de chover que em outras.
“A região central, considerando Goiânia, deve ter chuvas um pouco acima da média. Já na região norte, onde estão as cidades de Porangatu, São Miguel do Araguaia, as chuvas serão abaixo da média, por exemplo”, explica.
Mesmo quando essas chuvas caírem, Elizabeth afirma que o calor não dará trégua. A previsão é que o tempo fique abafado, pela grande quantidade de umidade e nebulosidade constante. “A temperatura ameniza um pouco, mas nem tanto. Vai ficar entre 31ºC ou 32ºC, com tempo mais abafado”, diz a especialista.
Elizabeth também explica que os meteorologistas esperavam que o período de chuvas fosse se estender até o final de abril, para compensar o longo período de seca do ano passado. Mas, as previsões indicam que isso não vai acontecer.
“Não vai ter essa compensação esse ano. A gente esperava que as chuvas fossem até o final de abril, mas os modelos meteorológicos estão indicando chuvas abaixo da média, infelizmente”, diz a meteorologista.
A especialista explica que essa irregularidade pode causar prejuízos à janela de plantio, a deixando menor do que o necessário. “Normalmente as chuvas começam na segunda quinzena de outubro, mas ano passado foi ocorrer mais para dezembro. O que vai prejudicar a segunda safrinha, principalmente”, afirma.
Fonte: G1
Comments