Comerciante palestino pioneiro em Barra do Garças morre aos 97 anos
- MAGAL LOPES
- 10 de jul.
- 1 min de leitura

Faleceu na quinta-feira (10/07), aos 97 anos, no vilarejo de Kufur Malek, na Palestina, o comerciante Abdel Karim Abdel Aziz Safa, conhecido em Barra do Garças-MT como Sr. Abdel. Ele foi um dos pioneiros do comércio local, especialmente nas décadas de 1980 e 1990, quando fundou a tradicional Loja Gaúcha, especializada em confecções.
Sr. Abdel chegou ao Brasil em 1959, vindo de navio pelo porto de Santos-SP. Inicialmente estabeleceu-se em Bagé, no Rio Grande do Sul, e, posteriormente, em 1971 fixou residência em Barra do Garças, onde construiu sua trajetória como comerciante respeitado e conhecido na comunidade.
Devido à idade avançada e à saúde debilitada, ele vinha passando uma temporada na Palestina, onde veio a falecer por causas naturais.
Em novembro de 2023, o nome de Sr. Abdel ganhou destaque nacional quando ele foi resgatado durante uma missão humanitária organizada pelo Governo Brasileiro, que retirou brasileiros e palestinos da região da Cisjordânia, próximo à Faixa de Gaza, durante os conflitos na região. Ele estava há cerca de 50 dias no território palestino quando retornou ao Brasil em voo fretado com apoio do Itamaraty.
O comerciante deixa a esposa Rahma Leimoun (conhecida como Dona Kafia) e os filhos Walid, Maisar, Miassar (proprietária da loja Top Casa), Faiza (da loja Malhação Sports), Mona e Najah.
O site Araguaia Notícia expressa suas condolências à família enlutada e à comunidade palestina de Barra do Garças, reconhecendo o legado e a história de vida de Sr. Abdel, marcada por luta, trabalho e contribuição ao desenvolvimento do município.
FONTE:ARAGUAIA NOTÍCIA
GIRO DE NOTÍCIA










%2016_15_10_74ea361d.jpg)
Comentários