top of page

Chegada da Embrapa à Baixada Cuiabana é vista como marco histórico por líderes de Mato Grosso

Foto do escritor: MAGAL LOPESMAGAL LOPES

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, classificou a chegada da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Baixada Cuiabana como um marco histórico para Mato Grosso. A obra foi lançada no sábado (08/03) pelo ministro da Agricultura e Pecuária e senador licenciado, Carlos Fávaro (PSD).


O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou a importância da iniciativa do ministro Carlos Fávaro, que trabalhou junto ao Governo Federal para trazer a unidade da Embrapa para a Baixada Cuiabana. O objetivo é que a Umipi atue no desenvolvimento de pesquisas, validação e transferência de tecnologia voltadas para a região.


“Fávaro, fico feliz de ver sua iniciativa de trazer para nós, aqui na Baixada Cuiabana, esse centro de pesquisa. Estou muito feliz, realmente, por essa data e por esse marco de hoje, que o senhor está trazendo para nós, essa oportunidade para a Baixada, que não sabíamos como encontrar uma forma correta de fazer o produtor produzir aqui. Então, estou feliz, grato e agradeço muito o que o senhor tem feito por Mato Grosso. O senhor (ministro Fávaro) está fazendo a diferença. Obrigado de coração, o senhor tem um companheiro, um amigo na Federação. Conte conosco”, afirmou Vilmondes Tomain.


Quem também enalteceu o trabalho do ministro Carlos Fávaro foi o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), Divino Martins. Ele destacou a importância da Embrapa da Baixada Cuiabana para a agricultura familiar.


“Se há alguém que defende a nossa agricultura familiar no estado de Mato Grosso, como ministro, e que está fazendo a diferença nesta gestão, seja como senador ou agora como ministro, é Carlos Fávaro. Parabéns, ministro. O senhor está fazendo a diferença neste imenso país, em especial em Mato Grosso. Leve essa mensagem ao Lula, que estamos muito felizes e que mais coisas iremos construir juntos. Muitos projetos estão chegando a Mato Grosso por meio do ministro Fávaro e da nossa federação dos trabalhadores na agricultura. E o objetivo é um só: atender o pedido do nosso povo, melhorar a qualidade da sua produção e levar essa produção para o mercado”, destacou Divino Martins.


Embrapa da Baixada


CuiabanaUma das grandes conquistas para a região, a sede da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Baixada Cuiabana será construída em uma área no município de Nossa Senhora do Livramento.Instalada na área da União, onde funcionou a estação experimental de piscicultura da Empaer, a Embrapa da Baixada Cuiabana atuará no desenvolvimento de pesquisas, validação e transferência de tecnologia voltadas para uma região com características desafiadoras para a agropecuária, como as condições de solo, a baixa altitude e as altas temperaturas durante todo o ano.


Levando em consideração a vocação da região, o foco será em atividades como fruticultura, mandiocultura, piscicultura e horticultura, além de sistemas produtivos agroflorestais e a integração lavoura-pecuária-floresta.


A Unidade Mista consiste em um modelo de atuação no qual há cooperação entre instituições por meio do compartilhamento de infraestrutura, recursos humanos e financeiros. Já foram firmados protocolos de intenções com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para atuação no espaço.


FONTE:ESTADÃO MT

GIRO DE NOTÍCIA

 
 
 

Comments


Imagem do WhatsApp de 2023-09-28 à(s) 16.15.10_74ea361d.jpg
bottom of page