![](https://static.wixstatic.com/media/184fd9_a428b440ef1e46309b61e080f0af5947~mv2.jpg/v1/fill/w_780,h_470,al_c,q_85,enc_auto/184fd9_a428b440ef1e46309b61e080f0af5947~mv2.jpg)
Audiência pública mobiliza deputados, prefeitos e lideranças pela construção do Hospital Regional de Barra do Garças
A audiência realizada pela Assembleia Legislativa foi requerida pelo deputado Moacir Couto.
O plenário da Câmara de Barra do Garças ficou pequeno para a discussão da implantação do Hospital Regional de Barra do Garças nesta sexta-feira (10). A audiência pública, requerida pelo deputado Moacir Couto (PP), contou também com a participação dos deputados Dr. Eugênio e Wilmar Miranda, os prefeitos Dr. Adilson (Barra do Garças), Leonardo Farias (Novo São Joaquim), Thiago Timo (Torixoréu) e Marcelo Aquino (General Carneiro), além de vice-prefeitos, secretários municipais de saúde, vereadores, diretor do Escritório Regional de Saúde, Franco Danny Manciolli e o suplente de deputado federal, Antônio Bosaipo.
Após a abertura oficial, aconteceram apresentações técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e do Escritório Regional de Saúde, onde foram apresentados números de atendimentos, cirurgias eletivas que estão na fila e várias demandas que ocorrem devido a falta de um hospital regional que atenda a microrregião de Barra do Garças, que compreende uma população de aproximadamente 481 mil pessoas. Um dos dados que mais chamou a atenção, foi a quantidade de cartões do SUS, cerca de 114 mil, quase o dobro da população do município, que é de 69.210 habitantes.
Um levantamento feito pelo ERS apontou que Barra do Garças já possui 35 especialidades médicas e 29 especialidades de curso superior somente na área da saúde. O reitor no Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), Marcelo Soler, utilizou a tribuna explanando o avanço para a vinda do curso de Medicina para o município, o que necessitaria ainda mais da implantação do Hospital Regional.
Durante a audiência, o empresário e pecuarista, Toni da Madras, confirmou a doação de uma área para que seja construída a unidade saúde, caso a opção para a construção ocorra em Pontal do Araguaia. O líder comunitário, Alex, do Nova Barra porém, afirmou que o hospital deve ser construído em Barra do Garças, pedindo apoio da classe política para conseguir um local: “já perdemos a Posto Fiscal para Pontal, agora o Hospital regional?, tem que vir para Barra do Garças”, frisou.
A pecuarista Téia Fava, falou sobre a importância de eleger parlamentares do Araguaia. “Eu quando ia pedir voto para o Moacir eu falava, temos que eleger deputados daqui do Araguaia, porque ao invés de ambulância, vamos trazer para cá um hospital, e olha o que está acontecendo, até me emociono, mesmo com esse período curto no mandato, já estamos dando o primeiro passo para que isto aconteça”, destacou.
O deputado Moacir Couto encerrou a audiência pública destacando a importância da mobilização das autoridades e da população em torno desta causa. “Agradecemos a todos pela presença e apoio. Isso é de fundamental importância e certamente, será levado em conta para que sigam as discussões e as próximas etapas, é uma semente que plantamos e que certamente gerará frutos com o Hospital Regional de Barra do Garças, que como vimos nas falas e apresentações dos números, é hoje, uma necessidade urgente e vamos unir para que isso torne realidade”, finalizou.
Comentários